Resident Evil 1 - Directors Cut [PSX]


Título: Resident Evil (Biohazard)
Ano de Lançamento: 1996


Tudo começa na noite de 24 de julho de 1998. Enviados as montanhas Arklay para procurar pelo Bravo Team… o Alpha Team, liderado por Albert Wesker é atacado por uma matilha de cães assassinos. Muitos morreram e apenas Wesker, Jill, Barry e Chris conseguem se refugiar em uma mansão próxima ao local. No local, eles se deparam com criaturas bizarras e uma série de pesquisas e experimentos ilegais envolvendo vírus e a produção de armas bio-orgânicas, tudo isso sob a batuta da Umbrella, a empresa que ajudou a trazer prosperidade a cidade de Raccoon mas que em segredo conduzia essas terríveis experiências. No decorrer do jogo, enquanto investigam a mansão em busca de respostas para o que está acontecendo e também uma saída segura do local, Jill e Chris acabam descobrindo que a Umbrella mantém um laboratória subterrâneo no local, e que lá não apenas foi o local onde um vírus vazou mas também era onde armas bio-orgânicas eram produzidas. A influência da Umbrella ia muito além daquela mansão e do laboratório, ela chegava até mesmo aos S.T.A.R.S., onde a empresa mantinha um de seus homens de confiança para antecipar a movimentação do esquadrão de elite e também conduzir os membros da equipe para onde a empresa queria.


O enredo de Resident Evil é envolto em conspirações, descobertas, reviravoltas e desconfiança. Não bastasse isso, ainda existem files pelo jogo que ajudam a entender melhor a história, dando a ela uma profundidade muito maior, já que é através deles que o jogador descobre fatos de tempos passados, relatos de funcionários da mansão e do laboratório, além de ter acesso a relatórios de pesquisa e de produção de BOWs. Isso, aliado a história vivida no gameplay em si, traz a trama uma profundidade que não era muito comum nos jogos nesta época. O jogador se vê no meio de uma conspiração muito maior do que ele poderia imaginar e é colocado num papel onde sozinho ele nada pode fazer a não ser lutar pela própria sobrevivência. O principal vilão do jogo, a Umbrella não era um inimigo de carne e osso que poderia ser derrotado, cabia ao jogador apenas fazer o que estivesse ao seu alcance para sair dali vivo e poder revelar ao mundo que a Umbrella, na verdade, era uma empresa extremamente perigosa e que poderia colocar em risco não apenas a vida dos personagens mas também de toda uma região.


Embora Resident Evil seja uma franquia enorme, que hoje conta com mais de 20 títulos lançados, o primeiro capítulo da franquia foi pensado para encerrar a si mesmo. A explosão do complexo de Arklay (mansão e laboratório) colocariam um fim a Umbrella e as suas pesquisas, Albert Wesker teria morrido com um ataque do Tyrant e Chris, Jill, Brad e Rebecca ou Barry (dependendo da escolha do personagem) sairiam dali vivos e a Umbrella e suas pesquisas estariam enterradas nos escombros da explosão. Mas, o sucesso do jogo foi tão grande, que a Capcom acabou dando continuidade a trama, e ramificando-a da forma que conhecemos hoje.





Resident Evil 2 - Dual Shock Edition [PSX]



Após o estrondoso sucesso do primeiro jogo da série, a Capcom começou a trabalhar em sua seqüência no ano de 1997 ,e disponibilizou muito material do que ficou conhecido posteriormente como Resident Evil 1.5. Contudo, essa primeira versão do jogo foi abandonada e o game foi praticamente refeito do zero, com o aproveitamento de poucos conceitos.

O jogo trazia uma inovação na jogabilidade entre os dois personagens. Já a história transcorre ao mesmo tempo para ambos, o que auxilia tanto numa quanto na outra, sendo que ações realizadas na primeira acarretam modificações na segunda.

Na noite de 29 de setembro de 1998, o policial novato Leon S. Kennedy e Claire Redfield, a irmã de Chris, chegam a Raccoon City. Leon percebe que a cidade está calma demais e muito deserta. Ele pára seu jipe no meio da estrada ao avistar um corpo e desce para verificar. Enquanto isso, Claire chega a um restaurante para pedir informações. Ela está na cidade à procura de seu irmão, que não dá notícias há um bom tempo. Em uma lanchonete, Claire se encontra em meio ao terror quando um zumbi a ataca. Ao fugir pela porta dos fundos, dá de cara com Leon, que foi cercado por um grupo de mortos-vivos.


A dupla escapa por um beco e chega a uma viatura abandonada. Contudo, no seu caminho para chegarem à Delegacia de Polícia, um zumbi os ataca do banco de trás, enquanto um caminhão desgovernado com um motorista zumbificado vem de encontro a eles. Ambos pulam para fora do carro, quando o caminhão se choca com o veículo, explodindo numa grande bola de fogo. Os recém aliados agora estão separados e fazem o seu caminho para a Delegacia. Lá dentro eles se reencontram e seguem a procura de uma rota de fuga segura, bem como por sobreviventes.


Leon encontra Ada, que diz estar à procura de seu namorado John, um pesquisador da Umbrella, enquanto Claire encontra a menina Sherry, orientada por sua mãe a se refugiar na Delegacia, o lugar mais seguro na cidade. As aparências enganam: a Delegacia não é mais segura, bem como a própria família de Sherry e as intenções de Ada.



Resident Evil 3 - Nemesis [PSX]



Jill Valentine pensava ter deixado de ser assombrada pelos acontecimentos da mansão nas Montanhas Arklay, mas em Raccoon City ela percebe que o pesadelo ainda persiste. A cidade parece estar sendo tomada pelo T-vírus, e cada vez mais, tudo parece estar completamente fora de controle. Jill passa a agir por conta própria na esperança de reencontrar seu amigo Chris Redfield, que se dirigiu à Europa para investigar a sede da Umbrella. No entanto, os zumbis que tomam conta da cidade se mostram um empecilho para o objetivo de encontrar seu parceiro. Os mortos-vivos, porém, não são nada perto da arma biológica mais perfeita produzida até então: Nemesis. A história se passa no dia anterior aos acontecimentos de Resident Evil 2 e é finalizada um dia depois.


O jogo segue a tradição dos anteriores. Os cenários e o clima tenso e sombrio se mantêm bem semelhantes aos de Resident Evil 2. Apesar da história se passar antes, é notada uma evolução na questão visual, com gráficos mais detalhados, de aspecto mais suave e realista. A jogabilidade se mantém semelhante, mas alguns diferenciais merecem destaque, como por exemplo, o “auto-aiming” (mira automática) – o que ajuda muito evitando o desperdício de munição – e a esquiva especial que o personagem realiza quando é atacado de perto. Outro ponto interessante em Resident Evil 3 são as várias combinações possíveis de tipos de pólvoras encontrados durante o jogo, que produzem diferentes munições para as armas. O que pode aumentar a tensão nos iniciantes é a surpresa de ter que tomar uma decisão em momentos importantes do jogo, principalmente quando Nemesis aparece. As conseqüências de cada escolha são imprevisíveis, o que torna o game diferente caso o jogador queria repetir a dose.